1 - ESCALA OU CONEXÃO?
Se o seu voo não for direto (origem e destino em um único voo), diz-se que o voo é com escala ou com conexão. Muita gente acredita que as palavras são sinônimas ou então faz confusão com os significados. Mas há diferença:
Escala é o voo em que não é preciso sair do avião: demais passageiros sobem e descem em uma ou mais cidades no caminho, mas você permanece no mesmo assento até chegar ao seu destino final. Conexão é o voo em que é preciso descer de um avião, aguardar na sala de embarque e subir em outro avião.
2 – QUAL A DIFERENÇA ENTRE BAGAGEM DE MÃO E BAGAGEM DESPACHADA?
Bagagem de mão é aquela que você leva consigo durante o voo - debaixo do assento à frente ou nos compartimentos acimas das poltronas. Bagagem despachada é aquela que viaja no portão do avião, sendo encaminhada no check-in e retirada normalmente no destino final. As companhias aéreas têm regras próprias para o que pode ou não embarcar em um avião, tanto como bagagem de mão quanto como bagagem despachada. É importante verificar essas informações antes de fazer as malas; alguns itens aparentemente inofensivos podem constar como proibidos.
3 - QUANTO TEMPO ANTES DO VOO DEVO CHEGAR NO AEROPORTO?
Em caso de voo nacional o recomendado é chegar com no mínimo 1h de antecedência. Já em voo internacional, esteja no aeroporto pelo menos 2h antes.
4 - QUAIS SÃO SO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR DE AVIÃO?
Em voo nacional, o mais comum é embarcar com a carteira de identidade (RG). No entanto, outros documentos com foto, como carteira de motorista e carteira de trabalho, também são aceitos. Em voo internacional, o passaporte é item (quase) obrigatório. Para países membros do Mercosul, como sendo brasileiro, você pode viajar para alguns países apenas com o RG.
5 - COMO FAZER O CHECK-IN?
Check-in nada mais é do que o seu registro de entrada, a sua confirmação para o voo, e é um dos principais passos para o seu embarque.
Você pode realizar o check-in diretamente com o atendente da companhia aérea no aeroporto, que irá verificar todas as informações básicas, pesar e despachar sua bagagem (se for o caso) e imprimir seu cartão de embarque.
Ou ainda nos totens de autoatendimento da sua cia aérea e também de forma online antecipadamente nos site da cia aérea do seu voo ou aplicativo. Caso opte por uma dessas duas opções, então terá apenas que despachar a bagagem no aeroporto ( se for o caso ).
6 – COMO FUNCIONA O DETECTOR DE METAIS E O RAIO-X?
Todo passageiro, antes de adentrar na sala de embarque de fato, passa por um detector de metais e tem a bagagem de mão analisada por um raio-X.
Esse procedimento de segurança é a garantia de que nenhum produto proibido está sendo levado no voo. Itens aparentemente inofensivos poderão ser confiscados: é o caso do desodorante aerossol, das agulhas de tricô ou daquele vinho comprado durante a viagem. Por isso é importante verificar antes com a companhia aérea as restrições da bagagem de mão.
7 – COMO FAZER CONEXÃO?
Se o voo é com conexão você já sabe que precisará trocar de aeronave para chegar ao destino final. Mesmo para quem viaja de avião pela primeira vez essa é uma tarefa bastante simples.
Descendo do voo, basta seguir as indicações no aeroporto (sinalização, autofalante ou mesmo equipe de funcionários), procurar pelo novo portão de embarque para dar continuidade a sua viagem.
8 – QUANDO DEVO PEGAR AS MALAS DE VOLTA?
Caso esteja viajando somente com bagagem de mão, você é o responsável por guardá-la e retirá-la a cada voo (se houver conexão).Caso tenha bagagem despachada, é provável que você a resgate somente no último destino. Em algumas conexões internacionais, porém, é exigido que o passageiro retire suas malas na pista de bagagem e as despache novamente em cada parada feita durante toda a viagem.
Na dúvida, pergunte a algum funcionário da companhia aérea durante o check-in.
COMPARTILHAR ESSE POST
COMENTE ESSE POST
Copyright © Viajatur. Todos os direitos reservados.